Colecistectomia Laparoscópica com 02 Portais e Anzóis Acessórios:
Padronização Técnica Avaliação dos Resultados em 415 Pacientes
Consecutivos.

Nome: Gustavo Adolfo Pavan Batista
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/08/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gustavo Peixoto Soares Miguel Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
André Ibrahim David Examinador Externo
Antonio José Gonçalves e Leal Examinador Interno
Gustavo Peixoto Soares Miguel Orientador
Joao Luiz de Aquino Carneiro Suplente Interno

Resumo: Introdução: A Colecistectomia é um dos procedimentos cirúrgicos abdominais mais realizados no Brasil e no mundo, e sua evolução técnica de maior impacto ocorreu com o surgimento da laparoscopia. A técnica da cirurgia laparoscópica com utilização de dispositivos auxiliares para tração em formato de anzóis foi idealizada como uma alternativa de baixo custo para tornar a operação ainda menos invasiva. Este estudo pretende determinar a factibilidade e segurança da realização deste procedimento.
Métodos: Foram analisados 415 pacientes já operados utilizando a Técnica Laparoscópica com dois trocartes (02 trocartes + 02 anzóis), ao longo do período de 06 anos. Todos os casos foram realizados pelo mesmo cirurgião.
Resultados: O tempo cirúrgico, índice de conversão, complicações e taxa de permanência foram comparáveis à literatura referente ao procedimento padrão ouro.
Conclusão: A colecistectomia laparoscópica com 02 portais e dispositivos acessórios em formato de Anzóis é segura, e pode ser oferecida como opção terapêutica aos pacientes que necessitem ser submetidos à colecistectomia.
Palavras Chave: Colecistectomia laparoscópica; Laparoscopia; Cirurgia minimamente invasiva; Dispositivos de tração em forma de anzóis.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105