USO DA SUTURA COMPRESSIVA EM COMPLICAÇÕES E INTERCORRÊNCIAS DA CIRURGIA ANTIGLAUCOMATOSA

Nome: Fernanda Spinassé Agostini
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 01/12/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Angelo Ferreira Passos Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Angelo Ferreira Passos Orientador
Fábio Petersen Saraiva Examinador Interno
Wesley Ribeiro Campos Examinador Externo

Resumo: Objetivo: relato abrangente da utilização das suturas compressivas (SCs) nas na complicações e intercorrências das cirurgias antiglaucomatosas.
Desenho: estudo descritivo.
Participantes e intervenção: análise de prontuários de pacientes que foram submetidos a SCs, no período de 1999 a 2012, na abordagem de complicações e intercorrências de cirurgias antiglaucomatosas.
Principais medidas de resultado: Foram avaliados, nos casos de seidel, os resultados quanto à sua oclusão imediata e no longo prazo e alterações na bolha de filtração (BF); nas bolhas hiperfiltrantes (BHs), o resultado imediato e de longo prazo na pressão intraocular (PIO) e as alterações na bolha de filtração; nas BFs sintomáticas, a melhora dos sintomas e a alteração da arquitetura e função da bolha; nas intercorrências operatórias, a eficácia em impedir vazamentos externos pelo retalho conjuntival e a filtração indesejável ou a hiperfiltraçao pelo retalho escleral.
Resultados: Foram tratados 41 casos de complicações pós-operatárias (PO), sendo 39 de seidel e BHs e duas de bolhas sintomáticas. Nos 14 casos de seidel precoce, foi obtida a resolução imediata de 92,8% dos casos e no longo prazo de 92,8%, tendo ocorrido a formação da bolha em sete casos, a manutenção da bolha em quatro casos e a falência em três casos; nos nove casos de seidel tardio, resolução imediata de 85,7% e no longo prazo de 57%, tendo ocorrido falência da bolha em dois casos em que o seidel havia sido ocluído; nos 14 casos de BHs no PO precoce, resolução imediata da hipotonia em 85,7% e no longo prazo em 78,5%, com manutenção da bolha em 13 deles; nos dois casos de BHs no PO tardio, resolução imediata e no longo prazo da hipotonia; nos dois casos de bolhas sintomáticas, resolução dos sintomas e melhora do aspecto, com manutenção da função das BFs. Quanto às intercorrências operatórias, nos 42 casos de vazamentos externos pelo retalho conjuntival, nos dois casos em que se objetivou evitar a extensão excessiva das bolhas, e nos casos de filtração excessiva ou indesejada pelo retalho escleral, os objetivos foram atingidos no ato operatório em todos.
Conclusão: trata-se de procedimento de fácil realização, seguro e de baixo custo, bastante útil na abordagem de intercorrências e complicações da cirurgia antiglaucomatosa.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105