Avaliação dos fatores de risco para rabdomiólise no pós - operatório de cirurgia bariátrica.

Nome: Ivan Matavelli Santos
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 04/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gustavo Peixoto Soares Miguel Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Antonio José Gonçalves e Leal Examinador Interno
Gustavo Peixoto Soares Miguel Orientador
João Eduardo Marques Tavares de Menezes Ettinger Examinador Externo
Maria Carmen Lopes Ferrira Silva Santos Suplente Interno

Resumo: Introdução: A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, cada vez mais prevalente na população mundial. O principal tratamento hoje para essa doença é a cirurgia bariátrica, que apesar dos muitos benefícios trazidos como redução do peso e melhor controle das comorbidades, apresenta importantes riscos pós - operatórios,
dentre eles vale ressaltar a rabdomiólise, uma complicação de difícil diagnóstico.

Objetivo: Identificar os fatores de risco para desenvolvimento de rabdomiólise (RML) no pós - operatório de cirurgia bariátrica.
Métodos: Estudo prospectivo, sendo avaliados os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica (vídeo e aberta), no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, no período de setembro de 2013 a agosto de 2014. Os pacientes tiveram a creatifosfoquinase (CK) colhida no pré - operatório, no pós - operatório imediato e no 1º pós - operatório (PO). Os dados inerentes ao paciente (pré - operatório) foram verificados nos prontuários e com os pacientes no dia da internação para a cirurgia.
Resultados: 41,12% dos pacientes tiveram CK elevada no 1º PO (> 1000 UI/L). Dos fatores relacionados ao paciente (IMC, comorbidades, uso de estatinas e consumo de álcool), nenhum apresentou significância estatística em relação a elevação de CK. Já nos fatores relacionados ao procedimento cirúrgico, o uso de succinilcolina na indução anestésica também não apresentou significância estatística, porém o tipo de cirurgia (laparotômica), e os tempos cirúrgico e anestésico foram significativos (p<0,05). Houve correlação entre a elevação de CK
com a elevação de TGO e de TGP. O pico de CK foi identificado no 1º PO da cirurgia.

Conclusão: Os pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica aberta, e que tiveram um tempo cirúrgico e/ou anestésico prolongado apresentaram maior probabilidade de desenvolver a rabdomiólise no PO.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105