Banco de Dados de Ultrassom Neuromuscular em Neuropatias Hansênicas

Resumo: A hanseníase, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, é uma doença infecciosa crônica que apresenta manifestações cutâneas e neurológicas, sendo o Brasil o país com a segunda maior taxa de incidência anual de novos casos da doença. O diagnóstico da hanseníase se dá através de aspectos clínicos e epidemiológicos, tanto baseados em exames dermatológicos quanto neurológicos, não sendo necessário exames complementares para tal. Apesar disso, observa-se que há um desafio em considerar a hanseníase em meio a outros diagnósticos diferenciais que possuem sintomas e sinais semelhantes, tornando crucial nesses casos outros exames. Dentre eles, destacam-se os que detectam o M. leprae, seus ácidos nucleicos, os biomarcadores do hospedeiro em resposta à infecção ou os efeitos da doença através do uso do ultrassom neuromuscular, que consegue detectar o espessamento dos nervos periféricos. Portanto, o principal objetivo deste estudo é comparar dados ultrassonográficos dos nervos periféricos e músculos de pacientes com hanseníase, pacientes saudáveis e pacientes com outras neuropatias, contribuindo para o desenvolvimento dos testes diagnósticos da hanseníase. Além disso, pretende-se comparar dados demográficos, clínicos e neurofisiológicos entre esses grupos.
Será realizado um estudo observacional do tipo coorte prospectiva, conduzido no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, com duração prevista de dois anos, incluindo pacientes com diagnóstico clínico ou laboratorial de hanseníase, podendo apresentar neuropatia hansênica ou não, que serão comparados em relação aos dados demográficos, clínicos, neurofisiológicos e ultrassonográficos com pacientes saudáveis e pacientes portadores de neuropatias causadas por outras etiologias. A análise estatística será conduzida usando o software JASP, com testes adequados para variáveis contínuas e categóricas.
Dessa forma, espera-se que o uso do ultrassom neuromuscular melhore a identificação e compreensão das neuropatias hansênicas, contribuindo para melhores estratégias diagnósticas e terapêuticas, além de fomentar novas frentes de pesquisa relacionadas à hanseníase.

Data de início: 2025-06-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Jovana Gobbi Marchesi Ciriaco
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105