Anatomia dos ramos do nervo mediano e sua implicação na cirurgia descompressiva do túnel do carpo

Resumo: Estudos científicos já realizados demonstraram a existência de comunicação na região palmar entre o nervo mediano e o nervo ulnar, sendo essa comunicação denominada ramo de Berrettini (BOZKURT, 2011). No tratamento por via endoscópica da Síndrome do Túnel do Carpo, a qual é caracterizada como uma neuropatia compressiva do nervo mediano no túnel do carpo, além de haver a possibilidade de ocorrer uma ruptura incompleta do ligamento transverso do carpo (ALVES, 2010), há a possibilidade de ocorrer lesão desses ramos comunicantes e outros ramos do nervo mediano (NASCIMENTO et al, 2007) e lesão de vasos sanguíneos (RABB e KUETHER, 1997), dependendo da altura que os mesmos são emitidos e das variações anatômicas que podem estar presentes (JOLLEY et al, 1997; FETROW, 1970; BAS e KLEINERT, 1999; STANCIC et al, 1999) gerando consequências indesejáveis aos pacientes, como foi demonstrado em alguns estudos que utilizaram a técnica endoscópica no tratamento desta síndrome (RABB e KUETHER, 1997; FLORES, 2005; ALVES, 2010).
Serão avaliadas 50 mãos de 25 cadáveres de indigentes, que permaneceram por mais de 30 dias no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória-ES, localizado na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2290, Barro Vermelho, não identificados ou procurados. Os cadáveres não serão identificados.
1
Será feita uma incisão longitudinal mediana na face palmar das mãos. Esta incisão longitudinal será feita até a região proximal da articulação metacarpofalangeana do 2o quirodáctilo. Após estes procedimentos, será feita a dissecção da região palmar e a camada superficial palmar será rebatida medialmente para podermos melhor avaliar o nervo mediano, o nervo ulnar e os vasos sanguíneos. No sistema arterial, será injetado silicone líquido corado de vermelho para estudo das relações dos nervos e artérias. Então, com a região a ser estudada exposta, faremos a mensuração da extensão do túnel do carpo, da distância entre o local de início do túnel do carpo e a bifurcação do nervo mediano, da distância entre o local de início do túnel do carpo e o ramo de Berrettini e da distância entre a bifurcação do nervo mediano e o ramo de Berrettini.
As mãos serão divididas em dois grupos: A, referente ao lado direito e B, referente ao lado esquerdo. Os grupos serão comparados quanto a variação anatômica dos ramos do nervo mediano.

Data de início: 2014-07-03
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Walter Jose Fagundes Pereira
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105