Ressonância magnética na avaliação das articulações sacroilíacas de pacientes com espondilite anquilosante

Resumo: A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória sistêmica crônica, que primariamente afeta o esqueleto axial e as articulações sacroilíacas, de forma progressiva e ascendente. É considerada o protótipo das espondiloartropatias soronegativas. Devido à elevada frequência de acometimento das articulações sacroilíacas na EA, ao grave impacto que a doença gera na qualidade de vida dos pacientes, e ao surgimento de novas terapias biológicas que trouxeram grande benefício para alguns doentes, diminuindo o surgimento de deformidades esqueléticas irreversíveis, o estudo da doença por meio de métodos de imagem de maior sensibilidade tornou-se de fundamental importância para uma abordagem terapêutica precoce.

A radiografia simples da bacia pode não fornecer informações diagnósticas precoces, enquanto a ressonância magnética (RM) tem demonstrado elevada sensibilidade para detectar sacroiliíte nas fases iniciais, pois antes do surgimento de esclerose óssea a RM pode já detectar edema da medular óssea justa-articular. No entanto, o uso da RM para estimar o dano quantitativo das articulações sacroilíacas ainda não é amplamente difundido.

Desta forma, a pesquisa a ser realizada pretende demonstrar o papel da RM no diagnóstico precoce de alterações nas articulações sacroilíacas de pacientes com EA, bem como sua correlação com variáveis clínicas e laboratoriais, possibilitando assim uma estratégia terapêutica mais direcionada e precoce, visando modificar o curso e a evolução da doença.

Data de início: 2015-02-02
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Stéphano Santos Belisário
Coordenador RICARDO ANDRADE FERNANDES DE MELLO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105