Ressonância Magnética e ultrassonografia na avaliação de pacientes com miopatias inflamatórias idiopáticas

Resumo: As miopatias inflamatórias idiopáticas (MII), grupo heterogêneo de doenças, se caracterizam por fraqueza muscular proximal e elevação sérica de enzimas originadas da musculatura esquelética. Dentre elas, destacam-se a dermatomiosite (DM) e a polimiosite (PM). Embora não existam sistemas de classificação de doença prospectivamente validados, a classificação originalmente proposta por Bohan e Peter é amplamente utilizada, que inclui: fraqueza muscular proximal das cinturas pélvica e escapular; evidência de miosite à biópsia muscular; elevação de enzimas musculares séricas; eletromiografia compatível com miopatia; lesões cutâneas característica.

A Ressonância Magnética (RM) tem sido utilizada em MII como um instrumento adicional para avaliar a atividade da doença, monitoramento terapêutico, prognóstico da doença, além de guiar o local com maior probabilidade de encontrar áreas positivas de infiltrado inflamatório em biópsias musculares.

A ultrassonografia (US) também pode ser útil na avaliação de pacientes com MII, podendo demonstrar áreas de músculo anormal consistentes com a doença. Seu baixo custo e a capacidade de estar prontamente disponível são vantagens significativas sobre a RM ou tomografia computadorizada.

Apesar do uso da US ser útil na avaliação de pacientes com MII, ainda não há estudos comparando seus resultados às alterações encontradas na RM. A pesquisa a ser realizada pretende descrever os achados da RM e da US no principais grupos musculares proximais nas MII, subsidiando a avaliação do diagnóstico e atividade de doença. Os resultados deste estudo irão contribuir para o melhor uso dos métodos de imagem, possibilitando uma estratégia terapêutica mais direcionada e precoce, visando modificar o curso e a evolução da doença, dessa maneira, prevenindo lesões potencialmente irreversíveis e incapacitantes.

Data de início: 2017-03-06
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RICARDO ANDRADE FERNANDES DE MELLO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105