Associação de citrulinação de proteínas com o uso de estatinas na artrite reumatoide.

Resumo: Introdução: Anticorpos antipeptídeos citrulinados (ACPAS) são produzidos no processo de citrulinação, uma deiminação de resíduos de arginina em resíduos de citrulina pelas peptidil argininadeiminases (PAD). Esse processo é considerado um dos principais pilares no desenvolvimento da artrite reumatoide (AR). As estatinas são uma classe de medicamentos amplamente utilizados na para redução da hipercolesterolemia. Estudos in vitro mostraram que as principais estatinas utilizadas na prática médica são capazes de induzir a expressão e ativação de PADs. Não há estudos que relacionam os efeitos das estatinas no tocante ao desenvolvimento e progressão da AR em humanos.

Objetivos: Nosso objetivo é avaliar se o uso de estatina está relacionado com atividade das PADs, níveis aumentados de ACPA e gravidade de doença em pacientes com AR.

Métodos: Este é um estudo transversal controlado, que inclui 300 pacientes diagnosticados com AR (critérios do ACR 1987 ou ACR/EULAR 2010) e 300 pacientes controles saudáveis, ambos divididos em grupos com e sem uso de estatinas. Os pacientes serão avaliados quanto à presença de ACPA, fator reumatoide (FR), atividade e gravidade de doença (índice composto DAS28). A atividade da PAD será mensurada com ensaios para detecção de anticorpos contra pedtidilargininadeaminase ativada (ADAP). Para comparação de médias serão utilizados testes t Student e Mann Whitney, e para estudar as correlações serão utilizados os testes de qui-quadrado, correlação de Pearson e análises de regressão. Valores de p < 0,5 serão considerados significantes para todos os testes.

Data de início: 2016-04-01
Prazo (meses): 28

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Valéria Valim Cristo
Vice-Coordenador SAMIRA TATIYAMA MIYAMOTO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105