Estudo do sinal do redemoinho em pacientes com hematoma epidural / extradural em atendimentos de um hospital estadual do Espírito Santo

Resumo: O hematoma epidural / extradural consiste em uma coleção hemorrágica localizada entre a tábua óssea interna e a dura-mater, sendo classicamente descritos com forma biconvexa, que não ultrapassam as suturas cranianas (exceto a sutura sagital superior). Geralmente são supra-tentoriais, originados de leões que atingem a artéria meníngea média na porção escamosa do osso temporal. São mais frequentes em jovens na segunda e terceira década de vida e de origem traumática. (referencia 1).

A apresentação clínica pode ser inespecífica e variável, e constituem uma emergência cirúrgica. A tomografia computadorizada constitui um método de alta sensibilidade no diagnóstico de hemorragias, fácil disponibilidade, rápido e relativamente de baixo custo, sendo importantes no diagnóstico e avaliações secundárias como complicações. (referencia 1).

O sinal de redemoinho foi descrito inicialmente em 1985 em hematomas extra-axiais traumáticos, sendo identificados como uma pequena área de baixa atenuação no interior da coleção hiperatenuante. Greenberg et al e Al-Nakshabandi documentaram que após a exploração cirúrgica, este sinal correlacionou-se com áreas de hemorragia ativa. (referencia 6,7,9).

O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência do sinal do redemoinho em pacientes com hematoma epidural / extradural, uma vez que conhecer suas características inferem agir precocemente para um bom desfecho clínico, consequentemente reduzindo a mortalidade desses pacientes.

JUSTIFICATIVA

O trabalho é de suma importância para estudar o sinal que pode inferir maior gravidade em pacientes diagnosticados com hematoma epidural. Este sinal é obtido por um método de fácil disponibilidade e pode futuramente ser incluído em critérios de rastreio desses pacientes de alto risco, para que possam receber tratamento precoce e apropriado, visando reduzir a morbimortalidade.

Data de início: 2018-09-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Marcos Rosa Júnior
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105