Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Medicina (PPGMED) da Ufes
-
Área que trata das doenças auto-imunes.
-
Estudar as manifestações clínicas e aspectos laboratoriais relacionados a doenças e suas associações e complicações.
-
Compreende o estudo da saúde da criança e adolescente. Em especial no nosso programa, o estudo da neonatologia, puericultura e adolescência, as anemias hereditárias e os distúrbios do desenvolvimento psíquico.
-
Estudo dos processos que envolvem a Anestesia, antes durante e após um ato cirúrgico.
-
Estudo da saúde e doenças dos olhos e suas correlações com o adoecimento sistêmico.
-
Estudo e desenvolvimento de métodos e protocolos de exames radiológicos e de imagens.
-
Compreende o estudo das intervenções cirurgicas e suas situações correlatas, em especial no nosso programa as cirurgias do aparelho digestivo, urológicas, cirurgia vascular, urgência e emergência. Linha de pesquisa desenvolvida é a cirurgia bariátrica, ou transplante de fígado e de rins.
-
Pesquisa em Dermatologia.
-
Anatomia patológica, com ênfase na interrelação com as outras especialidades.
O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Medicina é destinado aos Médicos, Médicos Residentes e Médicos Preceptores de Programas de Residência Médica reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura.
O curso objetiva a formação profissional voltada as práticas investigativas e a crítica. A característica empreendedora será desenvolvida. Os alunos serão estimulados a buscar inovação educacional a partir de sua prática, com o compromisso da disseminação de conhecimento e criação de novos produtos, para a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população, do ensino e aprendizagem, nos diversos locais de sua atuação profissional.
Os objetivos específicos do programa são a capacitação de Médicos Residentes e Preceptores a realizar pesquisas clínicas e melhorar a capacitação de Médicos para melhor atuação na comunidade.
O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado Profissional em Medicina desde 2011 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.
O programa já formou 59 mestres.